Uma rede de cidadania

A atividade de consultoria tem alto potencial empreendedor, que pode ser multiplicado se atrelado a maior geração e distribuição de riquezas, cuidado com a qualidade das relações e uso sustentável dos recursos naturais

Desde 2006, o Movimento Natura apoia a responsabilidade cidadã das consultoras e consultores Natura no Brasil, incentivando sua participação em ações socioambientais. Em 2010, o Movimento lançou o Programa Acolher, que reconhece ações realizadas pelas próprias CNs e oferece apoio técnico e financeiro a essas iniciativas, além de oportunidades de interação entre elas com o objetivo de compartilhar aprendizados e desafios.

Em 2014, o Movimento Natura evoluirá para fortalecer seu comprometimento com o chamado “bem fazer bem”, uma alusão à razão de ser da companhia, de promover o bem estar bem. Com os aprendizados gerados em oito anos de trabalho, o Movimento quer ampliar o público de interação e formar uma rede que conecte agentes de mudança (promotores de iniciativas socioambientais) e pessoas que desejam colaborar – uma espécie de crowdfunding (financiamento coletivo) – que, além de recursos financeiros, vai estimular as pessoas a oferecerem suas habilidades e talentos, dentre outras possibilidades.

Para alcançar esse novo patamar, será lançada uma plataforma digital colaborativa que viabilizará o encontro entre quem promove as iniciativas e os voluntários que desejam colaborar, de acordo com afinidades, necessidades, interesses específicos e localização geográfica.

Nesse contexto, o Programa Acolher passará a concentrar um conjunto de ferramentas para instrumentalizar essa nova rede. Os indicadores do Movimento Natura também devem ser aprimorados. A Natura busca desenvolver um índice capaz de mensurar o impacto social de suas ações e, assim, priorizar investimentos que contribuam para o desenvolvimento humano, especialmente da rede de CNs. Saiba mais em www.movimentonatura.com.br.

 

Fases da rede no México

  • Associada Natura – expert em gestão do negócio e referência em Triple Bottom Line
  • Inspiradora – desenvolvendo-se em gestão de negócio
  • Transformadora Natura 2 – expert e referência em gestão de rede
  • Transformadora Natura 1 – desenvolvendo-se em gestão de rede
  • CN Empreendedora Natura – expert em indicação e seguimento
  • CN Consultora Natura – expert em consultoria Natura (vendas)

Negócio e ações socioambientais no México

Carolina vive em Veracruz, cidade portuária mexicana com pouco mais de 500 mil habitantes. Ela é consultora Natura desde 2010 e já tem mais de 600 outras consultoras em sua própria rede de vendas. Carolina é um retrato da operação internacional da Natura que mais cresceu em número de CNs em 2013: 32%, e alcançou a marca histórica de 100 mil integrantes no início de 2014.

O desempenho é fruto da evolução de um modelo comercial diferenciado, que a Natura desenhou exclusivamente para aquele país e começou a implementar em 2011: a Rede de Relações Sustentáveis. O modelo é baseado na venda direta multinível para garantir aderência ao mercado local, em que esse sistema de venda porta a porta é amplamente utilizado e com forte empreendedorismo, oferecendo mais autonomia para que as revendedoras façam seus negócios crescerem. A Rede de Relações Sustentáveis preservou esse princípio, mas se diferencia por agregar a ele conceitos inclusivos e qualitativos relacionados à sustentabilidade, estimulando ações capazes de gerar impactos positivos para o desenvolvimento local.

“É um trabalho em equipe, em que todos crescem juntos. Exige muito esforço, mas oferece boas recompensas financeiras, além do crescimento pessoal”, considera Carolina. Como Transformadora 2, restam dois níveis para ela atingir o posto mais alto da rede, o de Associada Natura, e é o que almeja (veja ao lado).

A participação no México é estratégica para a Natura, por ser um grande mercado de produtos cosméticos – o segundo da América Latina depois do Brasil, com US$ 9,9 bilhões por ano, sendo 24% das transações feitas por venda direta. “É um país com forte cultura de venda por relacionamento e a Natura ainda detém 1% desse mercado. Isso demonstra nosso vasto potencial de crescimento ali”, conclui o vice-presidente de Negócios Internacionais, Erasmo Toledo.

 

Entrevista

A busca de uma visão mais ampla do mundo

O que a atraiu para trabalhar com a Natura?
Nunca tinha trabalhado com vendas e conheci a oportunidade em um anúncio de revista. Tive interesse pela Natura porque gostava dos produtos, e gostei muito da filosofia da empresa, que vai além dos produtos cosméticos e está ligada ao cuidado com o meio ambiente e com as relações entre as pessoas.

Como conseguiu reunir mais de 600 consultoras?
Ingressei no modelo em 2010. Vou a todos os workshops oferecidos pela empresa e fiz todas as vivências disponíveis na internet. Quero estar o mais capacitada possível para poder transmitir esses conhecimentos às outras consultoras, empreendedoras e líderes da rede. Também chamo especialistas e organizo oficinas para falar de temas motivacionais ou de sustentabilidade, das ferramentas da internet, de finanças ou qualquer outro tema para a minha rede.

A rede já é uma segunda família. Além do trabalho, saímos juntas, comemoramos os aniversários. Na Natura, essas pessoas descobriram novos atributos. Isto é do que mais gosto: ajudar os outros a encontrar algo neles que não conheciam, novos potenciais e uma visão mais ampla do mundo. Foi o que aconteceu comigo.

Que ações de sustentabilidade você desenvolve com sua rede?
A contaminação da água é um tema que nos preocupa, e decidimos trabalhar com a coleta de azeite nas casas para entregá-lo a uma empresa que o transforma em biodiesel. Procuramos a empresa, contatamos também o poder público, e iniciamos a coleta em maio de 2013, em nossas próprias casas, nos vizinhos e familiares. Essa foi a solução encontrada, ao nosso alcance, para ajudarmos a reduzir o problema. Agora queremos expandir a iniciativa, incorporando mais gente na coleta e mais casas. Também queremos apoiar mulheres gestantes solteiras, com capacitação e apoios diversos. Estamos estudando como isso pode ocorrer.

E a parte financeira é vantajosa para você?
Sim, a renda familiar praticamente dobrou neste período, o que permitiu uma melhoria grande em nosso nível de vida. Compramos um carro, reformamos a nossa casa, financiamos viagens da família. A vida mudou.

Como vê seu futuro com a Natura?
Quero ser uma Associada Natura, o nível mais alto da rede. Gosto de levar as coisas até o fim.


No sistema desenhado pela Natura, as consultoras mexicanas têm oito níveis hierárquicos em que podem ascender e muitas ferramentas de capacitação. Além de atrair novas integrantes para a sua própria rede e auxiliar o desenvolvimento dentro de seu grupo, como a formação de outras lideranças, as consultoras devem promover ações socioambientais em suas comunidades para alcançar os níveis mais altos da cadeia. Para tanto, entre os módulos de formação oferecidos pela Natura, com temas como finanças pessoais, ética nos negócios, melhorias na relação com o cliente, negócio na web, maquiagem e perfumaria, há um de vivência de desenvolvimento sustentável.