Busca da gestão integrada

Projeto vai mensurar o impacto social e ambiental da Natura e de sua cadeia de valor

Em 2010, a Natura investiu no desenvolvimento de uma metodologia de valoração de impactos socioambientais, ou seja, transformar em valores monetários os efeitos positivos e negativos dos seus principais fornecedores com a demanda Natura. Essa análise gerou indicadores que foram incorporados à plataforma de seleção e gestão desses parceiros de negócio. Em 2013, a empresa também aplicou uma metodologia de valoração para comparar a produção mais sustentável do dendê na Amazônia (planta que dá origem ao óleo de palma) com um modelo produtivo tradicional.

A partir de experiências como essas, a Natura dará início, em 2014, a um novo ciclo para a expansão de seu conhecimento sobre a valoração de impactos. A empresa pretende avaliar as suas externalidades e as de sua cadeia de valor, tanto nos aspectos ambientais quanto nos sociais, buscando evoluir na chamada gestão TBL (triple bottom line). A partir de uma visão sistêmica, essas informações devem influenciar a tomada de decisão e a avaliação de riscos e oportunidades da empresa, além de auxiliar a definição de novos caminhos estratégicos e de negócios.

Desempenho em sustentabilidade

Conheça os principais compromissos ligados aos temas prioritários em sustentabilidade e o desempenho da Natura no ano:

Meta 2013

Desempenho 20131

>> Água

Consumir 0,39 litro de água/unidade produzida no Brasil.

NÃO ATINGIDA

A Natura registrou consumo de 0,40 litro de água/unidade produzida.

>> Educação

Colaboradores

 

Registrar 83,2 horas médias de treinamento, por colaborador, em toda a Natura.

ATINGIDA

A Natura registrou 90,3 horas médias de treinamento, superando em 9% a meta.

Consultoras e CNOs

 

Treinar 1.152 mil consultoras e consultores por tema no Brasil.

ATINGIDA

A Natura treinou 1.348 mil CNs por tema no Brasil.

Arrecadar R$ 14 milhões com a venda de produtos Crer Para Ver no Brasil e R$ 5,06 milhões nas Operações Internacionais.

PARCIALMENTE ATINGIDA

A Natura arrecadou R$ 17,1 milhões no Brasil e R$ 4,8 milhões nas OIs.

Atingir 14% de penetração de CNs no Movimento Natura Brasil.

ATINGIDA

A meta foi superada em 18%, alcançando 16,5% de penetração.

Atingir 14% de penetração das consultoras e consultores ao programa Crer Para Ver no Brasil e 18,9% nas Operações Internacionais.

PARCIALMENTE ATINGIDA

O índice de penetração foi de 15,1% no Brasil e de 17,6% nas OIs.

>> Mudanças Climáticas

Reduzir emissões relativas de GEE em 33% até 2013, levando em consideração o inventário realizado em 2006.

ATINGIDA

Redução no período chegou a 33,2%.

Atingir 5.511 tCO2e, reduzindo 12,4% as emissões absolutas.

NÃO ATINGIDA

As emissões cresceram 5,7%, totalizando 6.491 tCO2e.

Atingir o índice de 16,5% de embalagens ecoeficientes, incluindo refil.

ATINGIDA

O índice foi de 21,5%, superando em 30% a meta.

>> Qualidade das Relações

Colaboradores

 

Alcançar 31% de lealdade do colaborador no Brasil.

NÃO ATINGIDA

O índice registrado foi de 30%.

Atingir 73% de favorabilidade na pesquisa de clima Natura.

ATINGIDA

Natura alcançou 78% de

favorabilidade.

Consultoras e CNOs

 

Registrar 25% de lealdade com as consultoras e consultores no Brasil e 39,2% nas Operações Internacionais.

NÃO ATINGIDA

Os índices foram 22,7% e 38,1%, respectivamente.

Atingir 39% de lealdade com as CNOs no Brasil e 49,1% nas OIs.

NÃO ATINGIDA

A lealdade atingiu 38,3% no Brasil e 47,4% nas OIs.

Consumidor

 

Atingir 54% de lealdade do consumidor no Brasil.

NÃO ATINGIDA

O índice foi 51,6%.

Fornecedores

 

Atingir 28% de lealdade dos fornecedores com a Natura.

ATINGIDA

O índice foi de 29,7%.

Comunidades Agroextrativistas

 

Atingir 28% de lealdade das comunidades agroextrativistas.

ATINGIDA

A lealdade se manteve em 28%.

Atingir nota média de 3,89 no BioQlicar.

NÃO ATINGIDA

A nota média foi 3,76.

>> Resíduos

Gerar 24,7 gramas de resíduos / unidade produzida no Brasil.

ATINGIDA

Foram gerados 21,7 gramas de resíduos/unidade produzida no Brasil.

>> Sociobiodiversidade

Amazônia

 

Gerar R$ 190 milhões em volume de negócios na região Amazônica, considerando a Natura e outros parceiros.

ATINGIDA

O volume de recursos alcançou R$ 201,5 milhões.

Alcançar o índice de 13,2% no consumo de insumos amazônicos, sendo 1,85%² exclusivos de ativos da biodiversidade.

PARCIALMENTE ATINGIDA

O índice correspondeu a 13,4%, dos quais 1,82% exclusivos de ativos da biodiversidade.

Comunidades agroextrativistas

 

Distribuir R$ 13,6 milhões em recursos para as comunidades agroextrativistas.

NÃO ATINGIDA

Foram distribuídos R$ 11,2 milhões.

1 A partir de 2014, a Natura deixa de definir novos compromissos anuais em favor de apontar as ambições para 2020, conectadas com a Visão de Sustentabilidade. 2 Meta revisada em função da reavaliação do volume de estoques de insumos em nossos fornecedores.