A força da interação

Alvo de atenção permanente, o relacionamento com os principais públicos é constantemente monitorado por índices de lealdade e satisfação

 

A Natura expressa em sua Essência o valor das relações ao definir que tudo no universo é interdependente. Em um momento em que se discute a preponderância das relações virtuais sobre o contato pessoal, a companhia reafirma sua convicção no poder da interação e da conexão entre pessoas sejam elas seus colaboradores, consultoras e consultores, fornecedores e a sociedade como um todo. A força das relações está presente na Visão de Sustentabilidade e também permeia a estratégia de crescimento para os próximos anos da companhia. O modelo da Rede Natura, estabelecido para conectar consultoras e consultores na web e aproximá-los dos seus consumidores, é uma das principais inovações do modelo de venda direta.

Para cuidar dessas relações, a Natura acompanha indicadores de satisfação e lealdade com os públicos prioritários de relacionamento. Os resultados de 2013 comprovam evoluções importantes como o avanço da pesquisa de clima entre os colaboradores, alcançando o maior índice desde que o indicador passou a ser monitorado, e o crescimento na lealdade dos fornecedores.

Entretanto, também aponta o desafio constante de cuidar das relações. Depois de crescer significativamente em 2012, a lealdade das CNs e das CNOs se manteve praticamente estável e não atingiu as metas da companhia.

A Natura acredita fazer parte de um ecossistema de relações e que, em rede, amplia seu alcance e contribuição para a evolução da sociedade e do desenvolvimento sustentável. Por isso, reafirma seu compromisso com a qualidade das relações e investe continuamente em ações para toda a sua rede com foco especial em educação e empreendedorismo sustentável.

Qualidade das relações

2011

2012

2013

Pesquisa de clima – Favorabilidade Colaboradores1

70

72

78

Lealdade das CNs Brasil2

19

24

23

Lealdade das CNOs Brasil2

24

40

38

Lealdade de Fornecedores Brasil2

27

23

30

Lealdade dos Consumidores Brasil2

66

51

52

1 Pesquisa de Clima: Hay Group.
2 Pesquisa de Lealdade: Instituto Ipsos.