A Natura

A crença no poder das relações é explicitada pela rede que compõe a empresa: cerca de 7 mil colaboradores, mais de 1,6 milhão de CNs e mais de 5 mil fornecedores e terceiros, entre outros

 

A Natura acredita no potencial das relações e no poder da cosmética como ampliadora de consciência, fazendo as pessoas se conectarem com o seu próprio corpo, com o ambiente a sua volta e com o outro. Essa forma de pensar e agir se expressa em um comportamento empresarial alinhado à promoção do desenvolvimento sustentável, na criação de produtos e conceitos que promovam o bem estar bem e na forte conexão que a Natura mantém com a sua rede de relações.

Fazem parte dessa rede, aproximadamente, 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura (CNs) e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras (CNOs) - além de mais de 5 mil fornecedores e terceiros (empresas que fabricam produtos em nome da Natura) e 32 comunidades agroextrativistas. Essa rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano.

Hoje, a Natura é a maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento da venda direta. Com sede em Cajamar (SP), tem forte presença na América Latina, com operações em Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Por meio de distribuidores, seus produtos também chegam à Bolívia. A estrutura se completa com oito centros de distribuição no País e seis nas Operações Internacionais que movimentam cerca de 62,3 mil pedidos de CNs por dia.

Em 2013, a Natura também concluiu a compra da marca de cosméticos australiana Aesop, que propõe uma nova dimensão da beleza, com um toque mais urbano, atuando em espaços de mercado nos quais a Natura ainda não estava presente.

A marca Natura é líder em preferência dos consumidores em seu segmento, com índice de 44%. Nas Operações Internacionais, registra evolução em conhecimento e preferência em todos os países onde tem operação. Nos últimos cinco anos, a companhia registrou evolução na receita líquida a um ritmo médio de 13% ao ano, e ampliação da rede de vendas.

 

Número de CNs
(milhares)

Dividendos
(R$ por ação)

Emissão relativa de CO2
(kg de CO2e/kg de produto)

Receita líquida total
(R$ MM)

 

Receita líquida OIs
(R$ MM)1

1 Operações Internacionais. O resultado de 2013 inclui a Aesop.

 

Desempenho das ações